quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Donnie Darko

Adoro assistir filmes e adoro mais ainda quando eles me surpreendem.
Semana passada eu estava conversando com uma amiga minha (Eve linda , obrigada pela dica!) que muitos filmes que meus amigos gostam são bem bobinhos e que eu gosto mais dos que te fazem refletir após o filme (Afinal de contas tem filmes clichês de romance/comédia que são "já vi isso milhões de vezes").


Donnie Darko (interpretado pelo lindo do Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.


O resumo do filme não é muito exitante porém vale muito a pena assistir! O Donnie tem um pouco de cada um de nós e é muito além do que os pais dele e os professores pensam que ele realmente é.

Eu não quero ser sozinho
Eu estou lendo. Saia do meu quarto
Medo e Amor são os sentimentos humanos mais profindos

Quando eu terminei o filme eu olhei para o meu pai , ele olhou para mim e eu só disse "Que louco".


Acredito que todos nós devíamos ser mais como o Donnie; Questionar o que as pessoas nos dizem e o que a sociedade nos impõe.
Será Mesmo Verdade? Há mais do que se espera na vida.

Gente eu amo esses dois quotes do filme que estão acima , principalmente o segundo. Essa mulher que tá com ele na cena , é uma professora que pensa que ele é um idiota que não quer nada na vida. Então ela dá uma situação que ele tem que classificar como love or fear (amor ou medo) e ele vira pra ela e diz: "A vida não é tão simples. Você não pode ignorar todo o resto colocando tudo dentro dessas duas categorias e negar todo o resto"
Genial. Genial. Genial

vamos ter uma conversa sobre filmes genty
Os Eua fazem muitos filmes 'fast food' (eu chamo de fast food aqueles filmes que chegam com a mensagem do filme "mastigada" ao público - porque não te dá a chance de tentar descobrir e criar teorias! Amo fazer isso! -. E não ,não sei porque eu chamo de fast food) mas esse é uma das boas exceções.
Nada contra alguns clichês ali e aqui e filmes de comédia romântica (eu assisto com a minha mãe filmes assim!) , porém a fórmula desses filmes é feita de uma espécie de forma que não traz nada novo do que você já assistiu antes. Não dá pra pensar em filmes assim. 
Porém tem gente que não quer pensar quando vê um filme ou não tem capacidade de entender.
Minha professora de LPL diz sobre livros (mas também pode se aplicar aos filmes) algo mais o menos assim:
"Os livros são como uma piscina (rio , oceano ... não lembro o exemplo). Se você ler sem atenção , apenas para terminar rápido,  você vai boiar e apenas entender a parte superficial do livro. Se você fazer esforço consegue mergulhar e entender outros sentidos do texto. Porém o melhor é chegar ao fundo e descobrir o real sentido/o que o autor realmente quis dizer e passar ao leitor e suas ambiguidades"
Por exemplo , tem um filme chamado Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças (vou fazer uma resenha desse filme um dia também! Amo ele) em que um casal se separa (desculpa mas não dá pra contar sem spoiler) e a mulher vai em uma fictícia empresa que oferece um serviço para você esquecer completamente tudo e todos os momentos que você passou com alguém.
Estão vendo como a proposta do filme é genial?! Se você pudesse deletar os momentos "ruins" da sua memória deletaria? Mesmo os que te deixaram mais forte? Mesmo os momentos mais felizes? Qual é o preço disso? E qual o preço  que a outra pessoa paga por ser esquecida?
Isso gera debate! Filme onde o romance começa na balada e termina no banheiro NÃO!!!!!!!

Estamos conversados? Ótimo!
Abram suas mentes para o diferente , reflitam , arrisquem , não fiquem no  conforto do óbvio para sempre!
To filosófica hoje sim!

O filme também fala sobre viagem no tempo (um bom tópico para refletir) , o velho "você mudaria algo se soubesse como seu futuro seria?". Às vezes as escolhas que nos parecem idiotas são as mais sensatas.
Ah! Se você prestar atenção , em uma parte do filme em que eles estão no anfiteatro da escola aparece a Ashley Tisdale e o Jerry Treinor!

"Stephs , assisti o filme e acho que entendi mas não tenho certeza , como bolo minhas teorias do filme?"
Tem essas anotações que deixam bem mais fácil bolar suas teorias! Anotação com SPOILER.Mas sinta-se livre para conversar comigo também!


A linguagem usada pela pessoa que escreveu tá "entendivel" e bem engraçadinha. Para aumentar é só clicar em cima

Quero um feedback de vocês sobre esse filme , mas honesto , ok?
xoxo
Stephanie

0 comentários:

Postar um comentário