terça-feira, 8 de abril de 2014

Leitura Obrigatória da Fuvest e Unicamp: Capitães da Areia 1/9

Quem vai prestar vestibular esse ano e pretende fazer a prova da Unicamp ou Fuvest já conhece da famosa lista de leitura obrigatória deles. Ela é composta de 9 livros clássicos que acabam sendo tema de algumas de suas questões.

Tomei coragem e comecei o desafio de ler os nove livros: até agora já li três inteiros (e dois pela metade) e gostei deles mesmo a linguagem dos livros clássicos sendo meio cansativa.Então tive essa ideia de vir falar mais de cada um dos livros e postar junto algum tipo de análise , filme ou teatro junto pra quem não consegue terminar ou não vai ler os livros.

Muitas pessoas sabem citar títulos de livros clássicos MAS

O que é um livro clássico? Um livro considerado clássico é aquele que ultrapassa as fronteiras de espaço (ou seja , é traduzido para várias línguas e conquista leitores do mundo inteiro) e do tempo (é escrito em outra época e continua a ser lido nos dias atuais)

Exemplo: Dom Casmurro
Tema: Ciumes

O livro foi escrito por Machado de Assis em 1899 e o tema central é ciumes (vai me dizer que não é atual) do personagem principal e sua grande dúvida se foi traído ou não. (Infelizmente esse livro saiu da leitura obrigatória mas é muito gostoso de ler)

Por que ler livros clássicos? Porque o autor tem que ser MUITO BOM pra escrever algo em 1800/1900 e ser atual até hoje e te fazer se identificar com o texto. Além do que sempre há referências á obras clássicas e vai te ajudar a entender o que a pessoa quis dizer ao se referir a tal obra

Enredo: Conta a história de um grupo de meninos malandros que roubam para sobreviver e moram em um trapiche nas ruas de Salvador. A história narra a rotina deles e como eles vivem.

Minha opinião: O livro é de 1937 mas é uma história de coisas que nós conhecemos: crianças abandonadas que roubam para sobreviver , o preconceito das pessoas com essas pessoas de menor classe etc. Os meninos do livro não são meninos ingênuos e bobinhos , são espertos , malandros , conhecem a cidade como a palma da mão e gostam de toda essa liberdade.

Filme baseado no livro

Vou ser sincera: não sei se o filme é bom porque eu criei uma imagem na minha cabeça dos personagens e vou acabar meio decepcionada se eu assistir o filme e eles forem muito diferentes. (A foto do começo do post é de uma cena do filme)

Capitães da Areia foi o primeiro da lista que eu li e o meu favorito até agora definitivamente: a leitura é gostosa e fui cativada pelos personagens criados pelo Jorge Amado.

E vocês já leram algum da leitura obrigatória? Gostam de ler? Gostam da literatura brasileira?

1 comentários:

Andressa Bruske disse...[Responder comentário]

Eu confesso que não gostava muito de literatura brasileira, mas quando entrei na faculdade (eu curso Letras), perdi esse pré conceito que eu tinha, de que os livros seriam chatos, antes mesmo de ler eles.
Estou lendo Dom Casmurro, e já li Memórias de um Sargento de Milícias.
Muito bacana o seu post, gostei bastante.

Beijos :**

http://madeinbruske.blogspot.com.br/

Postar um comentário