sexta-feira, 18 de julho de 2014

Leitura Obrigatória da Fuvest e Unicamp: Vidas Secas 2/9


O último livro da leitura obrigatória que eu li foi Vidas Secas e foi tão gostoso de ler que eu terminei em quatro dias!

Enredo: O livro começa com Fabiano e sua família (a esposa Sinhá Vitória e seus dois filhos mais a cachorra chamada Baleia) caminhando pelo forte sol do nordeste. Como o título remete , é período de seca e depois da longa caminhada eles se abrigam em uma casa abandonada. A chuva chega e o dono das terras chega expulsando-os de lá mas Fabiano se oferece para trabalhar como vaqueiro para continuar lá e várias histórias se desenrolam.

Minha Opinião: Achei gostoso de ler embora tenha ficado triste e com raiva frequentemente durante a leitura. O jeito como é "contado" sobre a seca e as diferenças de classes sociais e exploração de trabalho é muito realista. Fiquei com raiva do Fabiano muitas vezes mas por outro lado você tem que "entender" as ações dele pela sua posição social e seu nível de escolaridade, etc.

Pra quem quiser "completar" ainda mais a leitra/entendimento: existe uma adaptação de Vidas Secas em um filme de 1963 que não é difícil de ser encontrado. (Eu não assisto pra não chorar mesmo #sousincera)

Se você não leu o post sobre Capitães da Areia clique aqui.

1 comentários:

Fernanda Lucena Carvalho disse...[Responder comentário]

Amei seu blog, continue escrevendo :) Eu também li esse livro pra uma prova de português, a parte mais triste pra mim foi aquela da baleia... Coitadinha :/

Postar um comentário